segunda-feira, 19 de abril de 2010

Glub! Glub!

Chegamos a Veracruz às 6h de segunda-feira (19). A cidade, localizada no Golfo do México, foi fundada pelo conquistador espanhol Hernán Cortez. Foi daqui que ele rumou com sua tropa para a capital azteca Tenochtitlán (atual Cidade do México).

No entanto, não colocamos Veracruz no roteiro por conta dessa importância. Na verdade, o que mais me chamou atenção desta cidade costeira foi o Aquário de Veracruz, um museu de vida aquática extremamente impressionante. Para quem nunca viu um museu desse tipo (como era o nosso caso), vale muito a pena. Não sei se há algo parecido no Brasil. No entanto, sou apaixonado pela vida aquática (tenho um aquário singelo de 225 litros em casa). Portanto, conhecer o maior da América Latina era minha obsessão!

Chegamos ao local às 8h. Como só abre às 10h, resolvemos tomar um café da manhã em um dos vários cafés da orla. O sono era terrível, mas ao entrar no museu nem parecíamos estar cansados.  Primeiro, conhecemos algumas tartarugas, das mais diversas partes do planeta.

A segunda sala é reservada aos peixes de água doce. Eles deram inclusive uma boa atenção aos animais de rios brasileiros, como pacu e piranha, além de outros da Floresta Amazônica. O tamanho dos bichos também é de impressionar. Dá um ótimo filé, digno das histórias de pescador!

O museu tem diversas outras salas. Há uma com um aquário circular e você fica no meio vendo os tubarões andando em círculos. Há também crustáceos (lagostas) e moluscos (polvos). Mas o que nos chamou a atenção mesmo foi a presença das medusas, que eles mesmo criam em cativeiros. Para fechar com chave de ouro, tivemos a oportunidade de ver alguns dos funcionários dando sardinhas aos golfinhos, que, para agradecer, pulavam do tanque dando piruetas. Ah, tem também uma espécie de marmota aquática que foi a coisa mais engraçada que vimos. Enfim, foi fantástico e realmente valeu a pena termos alterado todo o nosso trajeto só para conhecer o Aquário de Veracruz.

Para finalizar o passeio, no mesmo centro onde fica o Aquário, há um Museu de Cera. Como nunca tínhamos visto um, foi interessante entrar. Claro, o Chaves estava lá, assim como outras personalidades mexicanas e mundiais. Só ficamos chateados com a imitação do Pelé. O único brasileiro retratado no local ficou péssimo.

"She love's you yeaaahhhh, yeahhhh, yeaaahhh!"

Hoje, no começo da noite, embarcamos para Merida. A viagem poderia ser tranquila, mas não será. Isso porque faremos conexão na Cidade do México. Começaremos a nossa última parte da viagem pelo México. Será o fim das ruínas e o início da viagem pelo Caribe. Afinal, está na hora de descansar os pés...

VULCÕES - Vimos alguns durante o voo, ao passarmos pela região de Puebla. Valeu a pena.

Vulcão nas proximidades de Puebla

Por volta das 23h, descemos em Merida. A cidade é lindinha e o Hostal El Jardin, já reservado, foi uma grata surpresa. Um quarto limpo e grande em uma casinha bem simpática, assim como a dona, a Elsy. Fomos atendidos pela amiga dela Peggy, uma holandesa que está passando uns meses na cidade. Pena que ficamos ali só uma noite!